Notícias

HomeNotíciasMatérias técnicasDrone: como a tecnologia vem sendo aplicada na construção civil

Drone: como a tecnologia vem sendo aplicada na construção civil

Drone: como a tecnologia vem sendo aplicada na construção civil

A chamada transformação digital vem influenciando cada dia mais as atividades das diferentes áreas da engenharia, viabilizando o significativo crescimento do ramo. Uma das mais recentes atualizações, no âmbito da engenharia civil, é o uso de drones nas construções, resultando em mais segurança, economia e agilidade nas obras.

Drone: o que é?

Antes de falar do uso dos drones na construção civil, é preciso entender do que se trata esse equipamento. Usado inicialmente nas atividades militares, nos ataques aéreos dos anos de 2008 e 2012, trata-se de veículos aéreos não tripulados (VANTs), movidos a bateria, com capacidade de voar de 30 minutos até uma hora.

Monitoramento com drones na construção civil

Capaz de alcançar áreas maiores e inacessíveis, o drone tem estado presente, cada dia mais, na rotina de engenheiros e nas construções. Dentre suas principais atribuições,  é muito utilizado no monitoramento dos canteiros de obras, pois possui a capacidade de converter a captura dos vídeos gravados em relatórios para seus administradores, o que garante um maior controle dos riscos e atrasos. Os equipamentos, que surgiram com as novidades da tecnologia na chamada Revolução Industrial 4.0, garantem, sobretudo, a geolocalização e levantamento de campo em alta definição.

Uma das principais vantagens associadas ao uso de drones na construção civil é a redução de custos, uma vez que o equipamento substitui a necessidade de mão-de-obra embarcada. Além disso, o seu formato leve e pequeno, gasta pouca energia e apresenta alta facilidade de operação, ainda mais simples que outros tipos de aeronaves. Com a possibilidade de operar em locais de risco sem colocar vidas em perigo, o drone oferece, também, maior segurança nas atividades da engenharia civil. Sua operação pode ser autônoma, através de computadores, garantindo a maior autonomia nos processos.

Outra vantagem da utilização do drone é a possibilidade de acoplar dispositivos, tais como câmeras, sensores térmicos e infravermelhos, lasers, radares, GPS e outros. Entretanto, a combinação com esses dispositivos está condicionada à capacidade de carga de cada aparelho, que pode variar de dois a 500 quilos.

Aplicação de drones em cada uma das etapas da construção

Devido a sua alta usabilidade, o drone é utilizado desde as primeiras etapas de uma construção até a entrega e serviços de inspeção das obras. Na fase do pré-projeto, por exemplo, tem importante atuação no levantamento do local. Durante o desenvolvimento da estrutura, o equipamento pode ser utilizado para identificar possíveis patologias e verificar a qualidade das soldas. Quando se fala em inspeção elétrica, pode-se acoplar um sensor térmico ao drone para conseguir expor a diferença de radiação térmica, através da realização da termografia.

Conclusão

Considerando o barateamento crescente dos equipamentos, a sua capacidade de acoplar novos dispositivos importantes para o mapeamento das construções, a redução de riscos, é possível dizer que esses equipamentos estão prontos para serem utilizados cada vez mais por engenheiros.

Os dados quantitativos ainda não foram divulgados, entretanto, é possível considerar que a tecnologia de tais aeronaves já está implementada e difundida nas construções brasileiras, trazendo contribuições significativas para a Engenharia Civil.

 

Fontes:

https://home.unicruz.edu.br/seminario/anais/anais-2017/XXII%20SEMIN%C3%81RIO%20INTERINSTITUCIONAL%202017%20-%20ANAIS/GRADUA%C3%87%C3%83O%20-%20RESUMO%20EXPANDIDO%20MULTIDISCIPLINAR/INOVA%C3%87%C3%95ES%20TECNOL%C3%93GICAS%20NA%20CONSTRU%C3%87%C3%83O%20CIVIL.pdf

https://www.monografias.ufop.br/bitstream/35400000/2045/1/MONOGRAFIA_TecnologiasAdvindasInd%c3%bastria.pdf