Coworkings da área tecnológica avançam pelo Estado
Novos espaços, novas oportunidades e um legado para a área tecnológica. Em parceria com as entidades de classe, o Crea-SP inaugurou quatro coworkings gratuitos em municípios diferentes na segunda-feira (14/08). A iniciativa é um avanço do programa CreaLab Coworking, que vem transformando os espaços das associações em um ecossistema único, totalmente dedicado para atender os profissionais. Os ambientes de trabalho compartilhados foram inaugurados nos municípios de Adamantina, Catanduva, Bragança Paulista e Piracicaba.
“Nosso intuito, junto às associações, é formar uma rede estadual de coworkings e oferecer mais do que lugares adequados em que os profissionais possam trabalhar, mas que eles encontrem oportunidades para se desenvolverem”, destacou o presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese.
Antes das unidades regionais, a autarquia já havia lançado o primeiro coworking do programa em julho, na Sede Angélica, situada no bairro da Consolação, na capital paulista. Ao todo, são 36 unidades em andamento e a meta do Conselho é chegar a cerca de 190 espaços compartilhados pela Rede CreaLab Coworkings. “Isso vai além da prestação de serviços e atendimento às demandas dos profissionais, é reconhecimento à área tecnológica em todo o Estado”, complementou Marchese.
Seguindo a programação das inaugurações, a primeira foi realizada em Adamantina, com a Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Nova Alta Paulista (AEAANAP). Além do novo espaço, a entidade anunciou que vai inaugurar, em breve e também com o Crea-SP, uma estação meteorológica na cidade. “Os dados coletados servirão de base para empresas do agronegócio, profissionais da Engenharia, prefeitura e, inclusive, para o próprio Conselho”, pontuou o presidente da AEAANAP, Eng. André Luiz Borrasca. “É mais uma ferramenta que os integrantes desse ambiente coletivo de negócios terão acesso”, complementou.
Logo após foi a vez de Catanduva, a 385 quilômetros de São Paulo, onde a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Catanduva (AEAAC) e o Conselho oficializaram a abertura do espaço para atender a área tecnológica do município e da microrregião. “É um grande diferencial para os engenheiros contar com um ambiente moderno como esse no interior, proporcionando uma valorização da atuação profissional”, ressaltou o presidente da AEAAC, Eng. Marcos Hatanaka.
A terceira cidade a receber a iniciativa foi Bragança Paulista. Lá, a Associação dos Engenheiros Arquitetos e Agrônomos da Região Bragantina (AEAARB) contou com a participação dos arquitetos da associação na reforma, mostrando que é possível integrar diversas áreas no mesmo espaço. “É um marco da mudança que vem do Crea-SP e não existe nada como isso funcionando. Conhecemos referências, trocamos ideias com outros lugares, mas nada que fosse exclusivo da área tecnológica”, comentou o presidente da AEAARB, Eng. Marcelo Perrone.
O quarto e último coworking inaugurado foi o de Piracicaba, com a AEAP, que agora carrega o nome de um de seus fundadores, Arq. Walter Naime.
“O espaço permite o encontro da história com a inovação. Nós temos, aqui na região, cerca de 3.500 profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências, além de universidades voltadas para a área tecnológica. Esse novo coworking vai integrar os futuros profissionais da cidade e aqueles que já exercem a profissão, gerando troca de experiências e desenvolvimento na carreira dessas pessoas”, destacou o presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Piracicaba (AEAP), Eng. Luis Chorilli Neto.
Pensando no futuro das profissões, inclusive, a rede do CreaLab Coworking promove contato com a academia, mostrando aos professores e estudantes a importância de estar em contato com o mercado de trabalho e com quem já atua nele. Na inauguração em Bragança Paulista, o diretor da área de Exatas da Universidade São Francisco (USF), Paulo Eduardo Silveira, falou sobre isso: “É uma alegria para a universidade porque é um espaço que vai permitir que os estudantes, mesmo antes da graduação, já convivam com o ambiente profissional, algo muito importante para os nossos alunos durante o processo de formação”, destacou.
Já a Eng. Melissa Membrive, inspetora do Crea-SP em Itu, quer levar a experiência dos coworkings para a entidade de classe da qual faz parte, a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Itu (AEA Itu). Para isso, a engenheira fez uma viagem de cerca de 100 quilômetros para conhecer o novo espaço em Bragança Paulista. “É isso que estamos precisando, unir e ter de volta essa identidade para trazer novos profissionais e formandos para perto”, concluiu.
Todos os ambientes da Rede CreaLab Coworkings possuem salas de reuniões, espaços compartilhados com equipamentos e instalações para notebooks, ar-condicionado e estrutura padronizada. Para utilizar, basta que o profissional ou aluno faça um agendamento no site, informando data e período escolhidos para reserva. O uso é gratuito.
Fonte: Comunicação CREA-SP