Eficiência energética é pauta em Fórum de Políticas Públicas

HomeAções do CREAEficiência energética é pauta em Fórum de Políticas Públicas

Eficiência energética é pauta em Fórum de Políticas Públicas

Eficiência energética é pauta em Fórum de Políticas Públicas

O Crea-SP realizará no dia 21 de junho a terceira edição do Fórum de Políticas Públicas, em Ribeirão Preto, para debater sobre a eficiência energética entre gestores e profissionais da área tecnológica utilizando exemplos de soluções já aplicadas que apresentaram resultados positivos e significativos que podem servir de base para sanar as necessidades da região. Ciente do seu papel de interlocutor entre a sociedade e o poder público, o Crea-SP promove o encontro no Hub de Inovação Credicitrus, das 18h às 21h. As inscrições podem ser feitas no site. 

A escolha do tema e do local não é por acaso. São Paulo é líder nacional da transição energética mirando a descarbonização e encontra no setor sucroalcooleiro, um dos que mais crescem no Estado quando se fala de energia limpa, uma matéria-prima rica: a cana-de-açúcar. Os resíduos dos canaviais possuem grande potencial de geração de biocombustíveis, como o biometano, e Ribeirão Preto é o município de destaque nesta cadeia produtiva.  

Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Biogás (ABiogás), o potencial energético do biometano no país é de mais de 100 milhões de m³ de gás por dia. Isso significa que se esses biocombustíveis fossem totalmente aproveitados substituiriam quase 70% do diesel consumido e 40% da demanda brasileira de energia elétrica. “O olhar técnico é uma ferramenta para que isso aconteça. Por isso, colocamos nossos mais de 370 mil profissionais da área tecnológica  à disposição do poder público para que possamos construir soluções efetivas, avançando em estratégias sustentáveis e em qualidade de vida”, comenta a presidente do Crea-SP, Eng. Lígia Mackey 

Para o evento, estão convidados: o deputado federal por SP Arnaldo Jardim, como mediador; Paulo Montabone, diretor da Fenasucro e Agrocana, especialista em gestão de produção do setor sucroalcooleiro pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Antonio Carlos de Oliveira Junior, secretário de Água e Esgoto de Ribeirão Preto; engenheiro civil Fernando Vicente, diretor industrial da Usina Alta Mogiana; e o engenheiro de produção Paulo Eduardo Stabile de Arruda.  

 

Produzido pela CDI Comunicação