A Contribuição da Microbiologia e do Biocontrole para a Agricultura
PALESTRA: A Contribuição da Microbiologia e do Biocontrole para a Agricultura
A adoção de práticas mais sustentáveis na agricultura é um fato motivado pela demanda dos consumidores e pelo avanço nas áreas de pesquisa e desenvolvimento de novas técnicas e de insumos mais naturais. Visando compartilhar conhecimentos, a Associação Regional dos Engenheiros de Itapeva – ARESPI e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo – CREA-SP, realizarão no próximo dia 15 de abril, às 19h30, na sede da ARESPI, uma palestra com o tema “A contribuição da microbiologia e do biocontrole para a agricultura”.
A palestrante é a Doutora Zilda Machado, Biomédica com doutorado e atuação na área de Microbiologia. Sobre o conteúdo a ser abordado, Dra. Zilda antecipa que “a microbiologia tem se mostrado como uma prática eficiente com viabilidade socioeconômica e ambiental, contribuindo com a sustentabilidade agrícola. O biocontrole é feito através de inimigos naturais para manter um equilíbrio populacional. O uso de produtos com determinados compostos orgânicos visa acelerar o processo de reposição de nutrientes, da flora microbiana, e a sanidade dos solos. Existem microorganismos que controlam nematoides, e outros que controlam fungos através da competição por espaço, por nutrientes, e por meio da produção de enzimas. Com isto é possível diminuir o uso de defensivos agrícolas e produzir alimentos mais saudáveis”.
As inscrições são gratuitas para associados ARESPI, e podem ser efetuadas mediante a doação de 1 kg de alimento que será revertido à Associação dos Centros de Desenvolvimento da Criança – ACDC, de Itapeva. Não associados podem participar mediante inscrição no valor de R$ 15,00, e mais 1 kg de alimento. As vagas são limitadas. Mais informações pelo telefone (15) 3522-0057.