ART de Obra/Serviço no CreaNet 2.0: entenda o que muda
A Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) é um documento indispensável para quem trabalha na área tecnológica e, na correria do dia a dia, os profissionais precisam que esse processo seja o mais simples e rápido possível. Por isso, sua emissão facilitada, um dos serviços oferecidos pelo Crea-SP, segue sendo aprimorada.
Para oferecer uma melhor experiência, foi criado então o CreaNet 2.0, que é uma versão atualizada da plataforma onde existe o novo modelo de preenchimento e emissão da Anotação, chamado de nova ART. Antes, o tempo gasto com o preenchimento era, em média, de oito minutos. Com as mudanças, reduziu-se para quatro.
Por enquanto, as alterações foram feitas somente na ART de Obra/Serviço, que corresponde a cerca de 80% das emissões feitas no Conselho. Mas, em breve, as demais ARTs (Cargo Função, Perícia Judicial, Receituário Agronômico e Múltipla) também devem adotar as melhorias. Ou seja, é importante orientar os profissionais a já acessarem e conhecerem a nova versão.
Com a conclusão da fase de atualização da ART de Obra/Serviço, o sistema agora permite o preenchimento desse documento com diferentes formas de registro e também a escolha de opções de participações técnicas, como co-autor, corresponsabilidade ou equipe-vinculada, entre outras. Também já é possível mencionar “ART Vinculada por Forma de Registro”, “ART Vinculada por Participação Técnica” e “ART Vinculada por Contrato”, além de ter uma visualização mais completa dos dados de obras e serviços cadastrados.
As melhorias possibilitam ainda uma capacidade de resposta mais rápida para visualizar e emitir o documento por meio do celular, seja pelo aplicativo Crea-SP ou pelo próprio CreaNet. Ótima notícia, não é mesmo?
Para ajudar os profissionais a entenderem o que muda da ART padrão para a nova ART, preparamos um material com as principais perguntas e respostas sobre o assunto. Confira.