Láurea ao Mérito 2024
Dois profissionais e uma instituição de ensino com destacada atuação no estado de São Paulo estarão entre os homenageados com a Láurea ao Mérito do Sistema Confea/Crea/Mútua na cerimônia que acontecerá no início do mês de outubro durante a realização da 79ª Semana Oficial de Engenharia e Agronomia (Soea) em Salvador (BA).
As indicações dos Regionais foram apreciadas e aprovadas pelos conselheiros federais durante a abertura da sessão plenária de maio do Confea, realizada nos dias 22 e 23 em Brasília (DF). Três indicações do Crea-SP compõem o quadro de laureados deste ano.
Com a Medalha do Mérito, será homenageado o Engenheiro de Minas e mestre em Engenharia Mineral Homero Delboni Júnior, Ph.D. in Minerals Processing (Universidade de Queensland – Australia), docente e pesquisador do Departamento de Engenharia de Minas e Petróleo da Universidade de São Paulo e consultor independente em Metalurgia.
É especialista em design e otimização de plantas industriais de beneficiamento de minérios, equipamentos e processos de cominuição, modelagem e simulação de circuitos de beneficiamento de minérios, desenvolvimento de processos para concentração de minérios e cianetação de ouro e de programas de geometalurgia.
Atualmente é professor titular do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da Escola Politécnica da USP. Tem experiência de 40 anos na área de Tratamento de Minérios, com doutorado em cominuição. É Chartered Professional (CP-Metallurgy) pelo AusIMM – Australasian Institute of Mining and Metallurgy, acreditação formal de competência reconhecida internacionalmente na área de beneficiamento de minérios. Tem mais de 160 trabalhos publicados em revistas especializadas, congressos internacionais e nacionais na área de beneficiamento de minérios.
Os feitos do Engenheiro Agrônomo Bernardo Van Raij (in memoriam) serão destacados com a inscrição no Livro do Mérito. Falecido em 15 de outubro de 2023 em Campinas, era natural de Ponta Grossa (PR) e um dos mais ilustres pesquisadores do Instituto Agronômico (IAC-APTA), onde atuou por várias décadas até sua aposentadoria.
Trabalhou ainda na Embrapa Meio Ambiente, além de ter contribuído com aulas em cursos de pós-graduação de diversas universidades no Brasil e no exterior. Produziu mais de 150 artigos científicos, além de ter diversos livros publicados.
Formado pela UFRRJ, era doutor em Agronomia com ênfase em Ciência do Solo pela Esalq/USP e pela Universidade de Cornell, nos EUA. Especialista em química e fertilidade do solo, nutrição de plantas e adubação de culturas, foi um dos mais influentes cientistas de sua área de atuação, com reconhecimento internacional.
Fará jus ainda à Menção Honrosa na cerimônia a Universidade Santa Cecília – UniSanta, cuja história remonta ao início da década de 1960.
Considerada a maior universidade do litoral paulista, faz parte do Grupo de Excelência de Instituições de Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC), reafirmando a qualidade de seu projeto pedagógico de graduação e de pós-graduação.
Reúne aproximadamente 18 mil alunos e oferece atualmente 70 cursos de nível superior, além de inúmeros cursos de extensão, lato sensu, MBA e mestrados.
Os homenageados refletem a contribuição de profissionais registrados e pessoas jurídicas para a melhoria dos serviços prestados pela área tecnológica, para o desenvolvimento do país e para a qualidade de vida da população.
Veja a lista completa de agraciados aqui.