ARESPI e CREA-SP promovem curso sobre Gestão de Resíduos Sólidos nas Engenharias & Cidades Inteligentes
A Associação Regional dos Engenheiros de Itapeva (ARESPI) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (CREA-SP) promovem, dia 18 de março, o curso com o tema: Gestão de Resíduos Sólidos nas Engenharias & Cidades Inteligentes.
O evento acontece na sede da ARESPI, das 08h às 17h. As inscrições podem ser feitas pelo site: www.arespi.org.br/eventos.
Conteúdo programático:
O curso será dividido em dois módulos, sendo:
Módulo 1 – Resíduos sólidos
– O que geramos que nem sempre percebemos
– O que diz a legislação brasileira, mais notadamente a Política Nacional de Resíduos Sólidos
Módulo 2 – Gestão de Resíduos Sólidos
– Alternativas para a gestão de resíduos sólidos nas cidades inteligentes
– O que já existe em operação em Logística Reversa e Economia Circular
A palestrante:
O curso será ministrado pela engenheira ambiental e de Segurança do Trabalho, Aryhane Massita.
Aryhane é formada em Engenharia Ambiental pela PUC Campinas, possui especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela USP e é pós-graduada em Empreendedorismo e Inovação Tecnológica pela UNESP.
Atua como coordenadora do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho no município de Nova Odessa (SP).
Cidades inteligentes – Cidades Inteligentes, ou Smart Cities englobam sistemas de pessoas interagindo e usando recursos como materiais, energia, serviços e valores econômicos para fomentar o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida das pessoas, em sintonia com o meio ambiente. Com o uso estratégico de informação, comunicação, infraestrutura e serviços, são combinados ao planejamento e gestão urbana para dar resposta às necessidades sociais, ambientais e econômicas da sociedade.
Assim, as cidades inteligentes são desenvolvidas para facilitar os sistemas eficientes e sustentáveis que resultem na universalização do saneamento básico, sem deixar de lado o equilíbrio sócio, econômico e ambiental.
Sabendo disso, o curso aborda a contribuição da Política Nacional de Resíduos Sólidos, a Logística Reversa e a Economia Circular.