Notícias

HomeNotíciasARESPI e UNESP Itapeva promovem palestra sobre estruturas em bambu, com o alemão Jörg Stamm

ARESPI e UNESP Itapeva promovem palestra sobre estruturas em bambu, com o alemão Jörg Stamm

ARESPI e UNESP Itapeva promovem palestra sobre estruturas em bambu, com o alemão Jörg Stamm

A Associação Regional dos Engenheiros de Itapeva (ARESPI) em parceria com o grupo PET Ligno e o Centro de Capacitação Tecnológica do Bambu (CCTB) ambos da UNESP, Campus de Itapeva e com a Associação Brasileira do Bambu – BambuBR, promovem na próxima terça-feira, dia 29 de setembro, a partir das 19 horas, a palestra “Estruturas Leves em Bambu em Áreas Urbanas”, com o grande nome mundial da construção de estruturas monumentais em bambu, Jörg Stamm, da Alemanha.

Na palestra serão abordadas as obras arquitetônicas e pontes em bambu executadas por Stamm em muitos países, como Colômbia, Indonésia, Alemanha, Costa Rica, USA, Equador, México, Panamá, Madagascar e Gana. Serão analisadas, também, as possibilidades construtivas de grandes edifícios e conceitos para construção de pontes, utilizando arcos e elementos tensionados.

As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas através do site da ARESPI (www.arespi.org.br), na aba ‘eventos’, em seguida, ‘inscrição para eventos’. Ou, diretamente no link:

http://web.sisobras.com.br/associacao/public/frmInscricaoCurso.aspx?associacao=21

Para acessar a transmissão, basta ir até o site, clicar na aba ‘eventos’, e em seguida, ‘portal educacional’.

A palestra Estruturas Leves em Bambu em Áreas Urbanas também será transmitida pelo canal oficial da associação no Facebook (fb.com/ArespiEngenheiros).

Os participantes que fizerem as suas inscrições, receberão certificado.

 

 Currículo do Palestrante

O grande nome mundial em construção de estruturas monumentais em bambu, Jörg Stamm, alemão radicado na Colômbia, faz parte do movimento de uso do bambu na construção civil. São de sua autoria a Green School e o famoso Bamboo Pavillion, ambos em Bali.

Em seu escritório, projeta e constrói usando métodos tradicionais europeus e técnicas típicas regionais. Presta consultoria para o desenvolvimento de projetos e instalação de unidades industriais de processamento de bambu, treinamento de pessoal e desenvolvimento de produtos.

Trabalhou na Europa por muitos anos com carpintaria tradicional alemã, tornando-se um exímio mestre carpinteiro. Foi voluntário da Peace Corps no Equador, mas seria na Colômbia seu encontro com o bambu Guadua, que mudaria em definitivo a sua trajetória. Ficou mundialmente conhecido por suas impressionantes Pontes de Guadua, estruturas de até 52 metros de comprimento.

Suas experiências de trabalho prático o têm levado à mundo afora: Sumatra, Equador, Cuba, Brasil, México, Panamá, Austrália, Índia, Indonésia, Timor Leste, Estados Unidos, Alemanha, Espanha, Etiópia e Madagascar. (https://www.tibario.com/bambu-stamm).