Arespi participa da 76ª Semana Oficial da Engenharia
Cerca de duas mil pessoas prestigiaram, na noite desta segunda-feira (16/9), a solenidade de abertura da 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (76ª Soea) em Palmas (TO). Representando a Associação Regional dos Engenheiros de Itapeva (Arespi), estão o presidente, engenheiro José Orlando e o conselheiro do Crea SP, Luiz Waldemar Mattos Gehring.
O evento seguirá até o próximo dia 19. Entre os temas a serem debatidos estão acessibilidade, aquicultura, biomas, desenvolvimento, energia, ética, indústria, infraestrutura, mineração, petróleo, recursos hídricos, robôs, saneamento, soberania nacional e sustentabilidade são apenas alguns dos diversos assuntos abordados na programação.
Ao dar início ao evento, o presidente Confea, engenheiro Joel Krüger, destacou a importância da Engenharia em diferentes segmentos da vida cotidiana. “Somos os responsáveis pelo saneamento, pela mobilidade urbana, pela conservação do meio ambiente, pela mineração. O crescimento do agronegócio e da agricultura familiar conta com o trabalho dos nossos profissionais. Estamos presentes na conservação das florestas e até mesmo em áreas menos óbvias, como nos hospitais, repletos de aparelhos complexos desenvolvidos por profissionais da engenharia. Enfim, como diz uma de nossas campanhas de comunicação, ‘tudo gira nas mãos da engenharia’”, ressaltou Krüger.
O presidente aproveitou o momento para destacar a atuação parlamentar do Confea contra a Proposta de Emenda Constitucional nº 108/2019, que visa alterar a natureza jurídica dos conselhos profissionais, o que pode os levar à extinção. “Temos nos esforçado significativamente para evitar que esse projeto de emenda à constituição seja aprovado da forma que foi redigido inicialmente. Fomos inclusive recebidos em audiência pelo presidente do Senado para tratar exclusivamente desse assunto. Agradeço aos presidentes de Creas e das demais lideranças que também têm se empenhado e mobilizado suas bancadas. Tenho a convicção de que nossa mobilização será vitoriosa e não deixaremos que a sociedade fique exposta ao risco da desregulamentação profissional”, afirmou.