Notícias

HomeNotíciasCDER-SP vai encaminhar manifesto ao Banco Central

CDER-SP vai encaminhar manifesto ao Banco Central

CDER-SP vai encaminhar manifesto ao Banco Central

Na quarta-feira, 10 de outubro, durante a realização do encontro do Colégio de Entidades Regionais de São Paulo – CDER-SP, os presidentes e representantes das entidades de classe que compõem a União das Associações de Engenharia, Arquitetura e Agronomia da Alta Paulista e Pontal do Paranapanema – UNAPP assinaram um manifesto que será encaminhado ao Banco Central do Brasil em repúdio ao posicionamento daquela autarquia do sistema financeiro nacional quanto à dispensa da contratação de peritos para avaliação de valores de imóveis.

 

A Resolução nº 4.754 do Banco Central “dispõe sobre as condições gerais e os critérios para contratação de financiamento imobiliário pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil e disciplina o direcionamento dos recursos captados em depósitos de poupança” e prevê que “o modelo e os sistemas internos de gerenciamento de risco e de monitoramento de garantias da instituição sejam capazes de demonstrar que a análise do risco da operação justifica eventual dispensa de visita de inspeção ao imóvel”.

 

“Vemos essa decisão com apreensão, porque entendemos que a presença do perito é condição mínima para garantia de segurança e habitabilidade, valorização das profissões e defesa da sociedade”, ressaltou o coordenador do CDER-SP, Eng. Mamede Abou Dehn Junior.

 

Compuseram a mesa diretora de abertura da reunião o presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese Marinelli; o coordenador do CDER-SP e seu adjunto, Eng. Renato Archanjo de Castro; o Coordenador da Câmara Especializada de Geologia e Engenharia de Minas, Geol. Sebastião Gomes de Carvalho; o Superintendente de Colegiados, Eng. Gumercindo Ferreira da Silva; e o Chefe de Gabinete, Eng. Paulo Eduardo de Grava.

 

No início da reunião, o engenheiro Mamede destacou a realização, no sábado anterior, do encontro anual do Crea-SP Jovem e frisou que “pela primeira vez, as entidades foram responsáveis pela mobilização para as inscrições dos participantes e o evento foi um grande sucesso”.

 

O publicitário Milton Bernard apresentou o manual de identidade visual preparado pela Agência Idem para o Crea-SP, “com o objetivo de dar mais visibilidade e coerência na maneira como a logomarca é mostrada”.

 

Segundo Bernard, o manual é “um documento de extrema importância porque estabelece todo o comportamento da logomarca do Crea-SP em diferentes situações” e encerra “o conjunto das representações gráficas de uma marca”.

 

Considerando que “as pessoas já não se relacionam diretamente com o negócio e sim com a marca”, o publicitário ressaltou que o “fortalecimento da marca altera a percepção da imagem de uma empresa”, frisando que “qualquer processo de mudança de imagem passa por comunicação”.