Curso: Análises Patológicas e Diagnóstico na Construção Civil
A Associação Regional dos Engenheiros de Itapeva (ARESPI) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (CREA-SP), promovem nos dias 27 de agosto, 03, 10, 17 e 24 de setembro, das 19h às 22h, o curso Análises Patológicas e Diagnóstico na Construção Civil, que acontecerá de forma on-line, através da plataforma Microsoft Teams, com vagas limitadas, destinado aos associados ARESPI.
O curso será ministrado pelo Engenheiro Civil, Prof. Ms. Marcus Vinicius Fernandes Grossi, doutorando em tecnologia da construção pela USP; mestre em Tecnologia da Construção de Habitações pelo IPT; especialista em Excelência Construtiva e Anomalias pelo Mackenzie; em Gestão e Tecnologia da Construção pela POLI-USP; e Inspetor de Estruturas de Concreto pelo IBRACON, ABECE e ALCONPAT.
A patologia das construções é o estudo de situações de ocorrências de problemas, de falhas e de defeitos que comprometem uma ou mais funções do edifício ou, ainda, todo seu conjunto. Questões como umidade, atmosferas agressivas nos centros urbanos, ambientes marítimos, erros de projetos, má execução das estruturas, traço inadequado e materiais de baixa qualidade, por exemplo, provocam patologias nas edificações e acarretam na perda de sua capacidade de resistência. Por isso, quanto antes corrigir esses problemas, menores os gastos e as chances de comprometer o desempenho estrutural e a segurança do empreendimento. No programa deste curso estão os seguintes temas:
- Patologias da Construção na Prática: estatísticas e fatos concretos sobre as principais patologias e como diagnosticá-las;
- O peso da qualidade: muitos problemas têm como causa as características do concreto;
- Concreto aditivado: o papel dos aditivos, esses elementos cada vez mais importantes nas construções;
- Construções impermeáveis: além de garantir condições de uso do prédio, a impermeabilização evita sérios problemas futuros;
- Eflorescências: como impedir a formação de depósitos salinos nas superfícies das alvenarias;
- Tricas e fissuras: os fatores que podem originar deformações no concreto e como evitá-los;
- Agressividade do meio ambiente: por que tem aumentado o número de estruturas de concreto armado deterioradas prematuramente;
- Fachadas com cerâmica e granito: as graves consequências da colocação de revestimentos sem planejamento correto;
- Reforço das estruturas de concreto: a eficácia do sistema que utiliza compósitos de fibras de carbono;
- Corrosão em concreto armado: o uso da tecnologia na avaliação do problema;
- O poder dos vernizes e hidrofugantes: muito mais do que estética nos projetos de concreto e alvenaria aparente;
- Técnicas de reparo de concreto: tão importante quanto detectar as patologias é saber como corrigi-las.
Nesse sentido, a ARESPI e o CREA-SP oferecem o curso Análises Patológicas e Diagnóstico na Construção Civil que visa auxiliar os profissionais a adotarem soluções preventivas e a prática da manutenção periódica, além de orientar como elaborar um diagnóstico com técnicas e procedimentos de inspeção que permitirão a seleção de materiais e tecnologias para a reabilitação das estruturas degradadas. Neste curso, o profissional aprenderá como agir na raiz do problema e atuar conforme as normas técnicas vigentes.
As inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas através do site da ARESPI (www.arespi.org.br), na aba EVENTOS, em seguida, INSCRIÇÃO PARA EVENTOS. Ou, através do link:
Os inscritos, receberão um e-mail com link para acesso a aula.