Simpósio debate papel do engenheiro para soluções ambientais
A responsabilidade dos engenheiros no estudo e estruturação das cidades tendo em vista condições ideais na gestão dos resíduos sólidos foi o tema do simpósio realizado pela Associação Regional dos Engenheiros de Itapeva (ARESPI) e pelo CREA-SP – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo na manhã da última terça-feira (03/12), na Câmara Municipal de Itapeva. O evento contou com a presença do Prefeito Municipal de Itapeva Dr. Mario Tassinari. Com a presença do Dr José Valverde, da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Representando o CREA-SP, participou o engenheiro civil Rafael Ricardi Irineu, coordenador da Comissão Permanente de Meio Ambiente do CREA/SP.
O simpósio foi aberto pelo presidente da ARESPI, engenheiro civil José Orlando. A mesa diretora contou também com a presença do prefeito municipal Mário Tassinari. Alexandre Citivaras, da InterCement Brasil, ministrou palestra com o tema “O coprocessamento da indústria de cimento como alternativa para o tratamento de resíduos sólidos urbanos”.
As engenheiras florestais Rosana Bertoni e Tatiana Dobner ministraram palestra sobre o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.
Promovido pela ARESPI, o evento contou com apoio do CREA-SP, da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, da Prefeitura Municipal de Itapeva, da Câmara Municipal de Itapeva, ADIAESP e InterCement Brasil.